Introdução para instalação de pavimentos interligados

MÉTODO DE INSTALAÇÃO RECOMENDADO: Essas notas foram preparadas apenas como guia, a informação é fornecida de boa-fé, mas sem garantias, pois as condições do local variam e não são da nossa responsabilidade.

PONTOS A CONSIDERAR ANTES DE INICIAR A SUA INSTALAÇÃO:

SOLTOS OU COLADOS? O R-Tile pode ser instalado sobre qualquer superfície dura e, na maioria das situações, não será necessário colar. Recomendamos colar as placas nas seguintes situações. LUZ SOLAR DIRETA – É aconselhável colar as placas em áreas sujeitas a luz solar direta, como fachadas de entradas envidraçadas, frentes de lojas, portas de cais de carga viradas para sul, etc. É possível que as placas sob luz solar direta fiquem muito quentes e expandam a um ritmo superior do que as restantes. PERCURSOS MOVIMENTADOS E PONTOS DE VIRAGEM MUITO APERTADOS PARA EMPILHADORES PESADOS - Determinados modelos de empilhadores e de porta-paletes podem causar problemas, empilhadores pesados com rodas pequenas, especialmente empilhadores elétricos onde a bateria está localizada sobre a roda propulsora principal. Se usa este tipo de veículo, recomendamos que teste as placas com os empilhadores antes de decidir qual a espessura a usar. FONTES DE CALOR EXTERNAS / CONVERSORES CATALÍTICOS – Fornos, fornalhas e conversores catalíticos podem tornar o chão extremamente quente e podem fazer com que as placas expandam. Para evitar este problema, cole as placas na área na frente do forno ou onde o conversor catalítico estiver localizado no veículo. COLORAÇÃO / DESCOLORAÇÃO

COLORAÇÃO DE PNEUS DE BORRACHA - É possível que certos pneus e rodas de borracha possam manchar a placa, como resultado de uma reação química que ocorre entre o antioxidante que é usado em algumas borrachas e o plastificante usado no vinil. A reação é de cor castanha sendo, por isso, menos visível em certas cores de placa (cinza escuro, terracota e preto). O R-Tile recomenda que, se a sua aplicação for suscetível à coloração de pneus, corantes capilares e outros produtos químicos agressivos, considere a aplicação do nosso selante de poliuretano de base aquosa sem solventes de duas partes anti-cor/anti-manchas. Recomendamos a utilização de produtos Dr Schultz. ESTABILIDADE UV – O R-Tile não é recomendado para uso externo e as cores não são UV. CONTROLO DE LOTES – Não podemos garantir 100% de consistência de cor entre os lotes de produção individuais. Cada pedido individual será fornecido de um único lote, mas, no caso de necessitar de placas adicionais ou pretender ampliar a área de aplicação, não podemos garantir que as encomendas subsequentes sejam fornecidas do mesmo lote.

FERRAMENTAS E EQUIPAMENTO:

Tudo o que necessita é de um macete de borracha sem marcação ou de um martelo de engenharia, linha de giz ou outro método para manter as placas quadrada e um ferramenta para cortar as placas. O R-Tile pode ser cortado usando vários métodos, dependendo da preferência pessoal, da experiência e das ferramentas que tem, mas recomendamos o seguinte:

  • Magnum Shear / guilhotina

  • Stanley / faca com uma lâmina côncava - use sempre uma superfície reta e luvas à prova de corte

  • Serra elétrica com uma lâmina de madeira média ou áspera

  • Serra de mesa com uma lâmina de madeira média ou áspera

SUMÁRIO –

  • Deixe as placas aclimatar a uma temperatura mínima recomendada de instalação de 15 °C.
  • Divida a palete e espalhe as placas pelo chão antes de começar
  • Comece pelo centro e crie um quadrado usando uma linha de giz ou laser
  • Não force as placas, junte os cantos e martele as junções.
  • Deixe o pavimento assentar antes de medir e cortar contra a parede
  • Deixe um intervalo mínimo de 5 mm entre as placas e algum ponto fixo
  • Crie um modelo para as partes mais difíceis/complicadas

ETAPA 1 – TEMPERATURA – DEIXE AS PLACAS ACLIMATAR-SE A instalação não deve ser realizada com temperaturas inferiores a 15 °C. Não tente instalar as placas logo depois da entrega, pois estas devem aclimatar-se à temperatura ambiente antes da instalação. Dependendo da temperatura, recomendamos que espere 24 horas; quanto mais quente estiver mais rapidamente as placas se aclimatizam. Se o tempo for curto, recomendamos dividir a palete de placas em pequenas embalagens para as ajudar a aclimatar. Se a instalação ocorrer a uma temperatura inferior a 15 °C, deixe um intervalo de expansão maior entre as placas e qualquer ponto fixo e/ou incorpore um intervalo de expansão a cada 8 a 10 metros.

ETAPA 2 – PREPARAÇÃO Varrer ou aspirar o chão para remover quaisquer detritos soltos Remover os pontos altos no chão. Preencher todos os orifícios com um composto de reparação de pavimento de assentamento rápido, como o Ardurapid A46 ou similar. Para superfícies irregulares que requeiram alisamento, use um composto suave, como o acabamento Ardex Feather.

ETAPA 3 – COLOCAÇÃO Definir/estabelecer o ponto de início é diferente para as placas de junção aberta e de junção oculta Importante: É importante que em ambos os casos, as placas sejam mantidas sempre paralelas umas às outras. Recomendamos que use uma linha de giz, linha de laser ou esquadro de carpinteiro para marcar a superfície e garantir que as placas são mantidas com o ângulo correto, umas contra as outras

ETAPA 4 – MÉTODO DE INSTALAÇÃO Depois de identificar o ponto de partida e de criar as linhas retas, pode começar a ajustar as placas. A nossa primeira recomendação é de colocar as placas no chão, para que aclimatizem De seguida, ligue as placas, levantando a placa e alinhando o canto, garantindo que as junções estão corretamente encaixadas Partindo do canto, use um macete de borracha para bater suavemente nas junções.

Dica – As instalações do R-Tile são tão simples como montar um puzzle; se as junções não ficarem corretamente encaixadas, sem ser necessário forçar, provavelmente está a fazer alguma coisa mal. O primeiro sinal de problemas será sempre se as placas não encaixarem com uma simples batida do martelo; nestes casos, acontece porque as placas não estão alinhadas corretamente.

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO PARA AS PLACAS R-TILE DE JUNÇÃO ABERTA:

Comece o mais próximo possível do centro do espaço. Use um giz ou um laser para criar linhas A-A e B-B. Certifique-se de que estas linhas estão nos ângulos corretos. Usando um macete de borracha, bata a linha em conjunto, começando a partir do canto da placa e avançando para o rebordo da placa. Trabalhe num padrão circular preenchendo os cantos. Depois de todas as placas estarem instaladas, deixe o pavimento assentar antes de medir e de realizar os últimos cortes. Não esquecer de deixar um espaço de expansão de pelo menos 5 mm entre as placas e qualquer ponto fixo.

Ainda tem dúvidas?

Linha gratuita: 0800 028 4722 ou e-mail: [email protected] para apoio
CONTACT US
close slider